top of page

Capelães fazem ação solidária para pessoas em situação de rua em Bertioga

Atualizado: há 2 dias

O trabalho destinado a um grupo de homens retirados do local onde viviam partiu de integrantes da Unipas Capelania Internacional


Por Aristides Barros


Mulheres preparam o alimento demonstrando alegria em cumprir a missão (Foto: AB)


A manhã e tarde de sábado (14) tiveram sabor de solidariedade para cerca de 20 homens, com idade entre 19 a 60 anos, que tiveram de sair do móvel que servia de abrigo para dependentes químicos em situação de rua. O  trabalho social é liderado pelo Pastor Daniel, 37 anos, da Igreja Pentecostal Shekinah da Glória de Deus, sediada na Chácara Vista Linda, em Bertioga.  


Ao saber do acontecido, o pastor evangélico e empresário Valter Kazuo conversou com o amigo de fé para dar um apoio moral. Destaca-se que o Pastor Daniel é o responsável pela Igreja Shekinah. Ele já vem há 10 anos cuidando física e espiritualmente de pessoas em situação de rua. 


Por meio da ação social da Unipas, os homens que deixaram o local por força de uma ação de reintegração de posse do imovel ganharam um farto café da manhã e almoço, preparado por capelães da Unipas Capelania Internacional. 


Os integrantes da instituição religiosa partiram para a ação logo que foram acionados por Valter Kazuo. O ato de solidariedade emocionou o Pastor Daniel. “É importante para as pessoas que ajudam o próximo ver que, também próximas a elas, têm pessoas que não as deixam sozinhas nos momentos de dificuldade”, assinalou Valter Kazuo.


Homens e mulheres trabalharam juntos na hora de compartilhar o alimento (Foto: AB)


Os capelães contados por Valter Kazuo, ligados à Unipas Capelania Internacional que ajudaram na realização do sábado solidário na Chácara Vista Linda foram Leily Silva (diretor estadual da Unipas SP), Claiton Jeronimo da Silva Lindomar (Unipas Guarujá) Francisco Canei (Unipas Indaiatuba), Eliene Ferreira Pinto Monção, Norma Sueli Silva Santos, Alcione dos Santos e Irene Barbosa da Silva.


Vale ressaltar que a corrente solidária aos abrigados de Daniel se formou logo no primeiro dia, quando eles foram “jogados na rua”. A situação aflitiva estava sendo acompanhada pelo pastor Cesar, da Igreja Peniel, que tratou de arrumar um local para eles ficarem provisoriamente até que um novo abrigo seja providenciado. 


Uma vez com o teto sobre as cabeças foi a vez da Unipas Capelania Internacional mostrar que o senso de humanidade não está de todo perdido e que deve haver sempre a insistência para a continuidade das boas relações humanas. Os capelães puseram mãos à obra e partiram para a ação social que, em parte, eliminou o mal causado pela ação judicial.


A refeição e o gosto da ação social depois da indigesta ação judicial (Foto: AB)


O sábado dos homens que buscam sua reinclusão na sociedade foi bem mais digesto do que o dia em que eles se sentiram dolorosamente escorraçados do mundo. Leia reportagem Em poucas horas uma reintegração de posse acaba com 10 anos de trabalho social, em Bertioga


A Unipas Capelania Internacional tem ramificações em vários países, e suas ações são de caráter humanitário. No Brasil, ela atuou no auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e consta no currículo várias ações de ajuda aos estados do Nordeste brasileiro e trabalhos em prol dos povos indígenas. A sede nacional da Unipas Capelania Internacional fica em Goiânia - GO.


Um capelão é um ministro religioso autorizado por lei a prestar assistência espiritual em diversos locais, como hospitais, presídios, escolas, universidades, comunidades, conventos e corporações militares. Pessoas desconhecedoras dessa informação acabam impedindo o trabalho dos capelães, e podem, eventualmente, ser processadas na forma da lei pela grave obstrução.

Da esq à dir: Valter Kazuo, Lindomar, Claiton, Pastor Daniel e Leily Silva (Foto: AB)


94 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page